Perfil

Deputado Ricardo Costa acredita que visita do papa acontece em momento importante para o Brasil

Ricardo Costa (PMDB) 

Nome civil: Ricardo José de Oliveira Costa

Aniversário: 15/10

Naturalidade: Recife (PE) 

Profissão: Bacharel em Direito

Telefone: 3183-2235 

Email: ricardo­_costa@alepe.pe.gov.br  

 

Informações

  • Eleito com 41.140 votos. Está em atividade, exercendo seu segundo mandato
  • Líder da bancada do PMDB

 

Ricardo Costa exemplo de homem público, no setor empresarial e político.

Empresário do setor de comunicação desde 1978. Construiu sua vida profissional desde muito cedo com sucesso, tendo como ideal filosófico o amor pelo trabalho e o respeito pelo trabalhador, não se esquivando dos valores éticos e morais que o impulsionaram em seguir em frente com bastante coragem, fé e força para enfrentar as dificuldades com bravura e vivenciar com alegria os objetivos alcançados. Recomeçar sempre, aprender a todo o momento, ser humilde e ter dignidade, foi e será sempre o caminho que trilha a sua existência.

Filho do publicitário Durval de Oliveira Costa e de dona Ivone Ramos de Oliveira Costa e, neto do carpinteiro José, orgulha-se dos exemplos e dos ensinamentos recebidos dos seus genitores que o fez ser um cidadão digno, honesto e trabalhador.

É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Líder empresarial de participação ativa, Ricardo Costa desempenhou o cargo de vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE, presidindo-a interinamente em diversas ocasiões. Como dirigente sindical presidiu o Sindicato das Indústrias Gráficas de Pernambuco- SINDIGRAF-PE. Atualmente acumula a função de conselheiro do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE e também do Conselho Administrativo da Casa do Estudante de Pernambuco – CEP.

No decorrer dos anos, interagindo com um círculo de amizades muito forte no campo político e sentindo a necessidade de contribuir para melhor e mais ampla construção da cidadania, fazendo com que o povo pernambucano fosse cada vez melhor assistido, Ricardo Costa optou também pela vida pública. Eleito deputado estadual em 2010.

Adquiriu experiência política através da militância com o lendário senador Marcos Freire, acompanhando-o em muitos momentos na luta pelo restabelecimento dos direitos políticos e garantias individuais que se travou durante o regime militar. O que resultou na anistia ampla, geral e irrestrita que devolveu ao Brasil heróicos e ilustres brasileiros exilados até então, dentre eles Miguel Arraes, Francisco Julião, Leonel Brizola e Luis Carlos Prestes; vivenciando uma nova fase na vida política nacional.

Em Olinda, ocupou o cargo de secretário municipal e criou a COMDECO – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Olinda, uma empresa de economia mista com a finalidade de atrair investimentos públicos e privados para a cidade. Realizou novo ordenamento dos mercados públicos e feiras, facilitando o acesso à população mais carente. Inaugurou o Mercado Eufrásio Barbosa, na época o maior e principal ponto turístico da cidade. Criou ainda a Associação Comercial e Industrial de Olinda, da qual foi o seu primeiro presidente.

“Cheguei à Olinda atraído pelo movimento libertário que a cidade encarnava no enfrentamento à ditadura. Olinda é mãe da República. Tudo o que acontecia por lá, repercutia no mundo inteiro. E em Olinda fiquei, onde implantei negócios, família e meus principais sonhos, alguns deles ainda a realizar. Hoje sou filho de Olinda com muito orgulho. Olinda nunca me faltou e sabe que a ela nunca faltarei”, enfatiza Costa.

Discípulo dos ensinamentos de seu pai, dos relatos ouvidos sobre Miguel Arraes e contemporâneo de Marcos Freire, Fernando Lyra, Roberto Freire e Mano Teodósio, o deputado assegura que não poupará esforços na busca de ampliação da qualificação da mão-de-obra dos jovens em Pernambuco. Tem como bandeira a educação, a qualificação profissional, a qualidade na comunicação e tecnologia e a interiorização do desenvolvimento econômico.

Reeleito para seu segundo mandato consecutivo, Ricardo Costa é integrante titular da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça. Também ocupa a suplência nas Comissões de Finanças, Orçamento e Tributação; Comissão de Ética Parlamentar, e na última legislatura presidiu a Comissão de Assuntos Internacionais e a Frente Parlamentar de Comunicação.

O deputado se destaca na Assembleia Legislativa por defender bandeiras como: educação, a qualificação profissional, a qualidade na comunicação e tecnologia e a interiorização do desenvolvimento econômico, além de ter sido o campeão na apresentação de Projetos de Lei e emendas ao orçamento do estado na legislatura passada.

Ricardo é profissional e político que honra e dignifica Pernambuco!

GABINETE:

RUA DA UNIÃO, 397 - ANEXO II - GAB. 501 | BOA VISTA | RECIFE/PE

FONE: (81) 3183-2235/3183-2236

ESCRITÓRIO POLÍTICO:

RUA DR. EDUARDO DE MORAIS | BAIRRO NOVO | OLINDA

FONE: (81) 3012-0218